A medição acústica é uma série de procedimentos realizados para determinar o nível de sons emitidos de um lugar, com o objetivo de definir as ações para isolar o barulho. Este processo é feito por um profissional capacitado com equipamentos de alta tecnologia que conseguem verificar se o ambiente está seguindo ou não as normas da legislação brasileira.

É nesta etapa que nós conseguimos definir qual solução acústica iremos realizar e calcular o tipo de material a ser usado em cada fonte de ruído para garantir o resultado desejado.

O papel do laudo acústico é comprovar que os dados obtidos nas medições acústicas estão cumprindo as normas de ruído da legislação brasileira e consequentemente, não apresentam perigo ou incômodo para funcionários, frequentadores e vizinhança em relação à poluição sonora. Essencial para diversos estabelecimentos, ele pode ser apresentado em caso de solicitação pela prefeitura.

Nós somos uma empresa qualificada para a emissão deste tipo de documento que para sua execução exige equipamentos específicos, profissionais habilitados e uma série de requerimentos para autenticação, como por exemplo, a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).

Normas Acústicas

Temos no Brasil desde 1994 a lei 11.501, mais conhecida como lei do ruído. Esta lei proíbe a emissão de ruídos, produzidos por quaisquer meios ou de quaisquer espécies. Desde que, com níveis superiores aos determinados pela legislação – Federal, Estadual ou Municipal, vigindo a mais restritiva,  conforme artigo 2º.

Em virtude desta lei com todos os seus adendos, é necessário o laudo acústico que trata do controle e fiscalização de atividades que possam incomodar os vizinhos, como bares, lanchonetes, templos e igrejas.  Assim sendo, caso a medição e laudos acústicos não estejam em dia, podem ocorrer multas, ou até mesmo fechamento do estabelecimento.

Em São Paulo devido aos inúmeros locais que geram poluição sonora, foi criado em 1994 o PROGRAMA SILÊNCIO URBANO ( PSIU). A finalidade é de coibir a emissão excessiva de ruídos em qualquer atividade comercial, em ambiente fechado que possa causar incomodo da população.

A Legislação Brasileira determina o nível de ruído aceitável para cada situação. Algumas normas técnicas como as NBR 10151 Acústica fazem a avaliação de ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade e verifica os Níveis de Pressão Sonora em Ambientes Internos a Edificações. Por isso, são imprescindíveis no caso de Isolamento Acústico Industrial. A acústica de máquinas, por exemplo, envolve procedimentos como observação dos níveis de potência sonora e medição do nível de intensidade sonora e de ruído no local. A nossa empresa é especializada neste tipo de isolamento.

Algumas vantagens ao realizar medições e laudos acústicos:

  • Diminuição dos riscos de responsabilidade civil
  • Comprovação de um ambiente seguro
  • Local de trabalho saudável
  • Bom relacionamento com a vizinhança
  • Combate a poluição sonora
  • Preservação da fauna local

Saiba mais sobre as normas:

  • NBR 10151 – procedimento para medição e avaliação de níveis de pressão sonora em ambientes externos às edificações, em áreas destinadas à ocupação humana, em função da finalidade de uso e ocupação do solo;
  • NBR 10152 – esta Norma fixa os níveis de ruído compatíveis com o conforto acústico em ambientes diversos;
  • NBR 15575 – ensaios de impacto e de ruído aereo entre as lajes, ensaios de fachadas e ensaios de paredes.

Peça um Orçamento

Se preferir, entre em contato pelo telefone:
Contamos com uma equipe especialista que dará todas as informações necessárias sobre o produto e tirará todas as suas dúvidas. Se gostou destas informações nos acompanhe pelo Facebook e acesse nossa pagina.