A pintura intumescente resume-se na aplicação de tinta intumescente com alto desempenho em substratos que podem ser atingidos pelo fogo ajudando a minimizar a ação do mesmo. Desta forma assegurando a vida humana e menor destruição material possível.
A tinta intumescente precisa ser aprovada por laboratórios especializados e ser reconhecida pelas normas especificas brasileiras. Ela é recomendada pelo Corpo de bombeiros e pelas empresas seguradoras como parte dos procedimentos para aquisição do CMAR (Controle de Materiais de Acabamento e Revestimento) incluso no ACVB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros)
Projeto pintura Intumescente
Este tipo de tinta fica inativo em temperaturas baixas, mas asseguram proteção térmica através da intumescência. Isso ocorre em temperaturas de aproximadamente 230° C. Ao crescer, a película gera uma camada carbonizada de materiais que atuam como isolante térmico.
Por se trata de uma pintura de maior complexidade, ele deve ser feitos por empresas especializadas neste serviço, como nós da Tratamento Acústico.