A princípio as medições e laudos acústicos, são uma série de procedimentos realizados para determinar o nível de sons emitidos de um lugar para definir as ações para isolar o barulho.  Só para exemplificar a acústica das máquinas, por exemplo, envolve procedimentos como observação dos níveis de potência sonora. Além da medição do nível de intensidade sonora e de ruído no local. Através dessa medição e laudo podemos calcular o tipo de material a ser usado em cada fonte de ruído para o perfeito Isolamento acústico industrial.

A Legislação Brasileira determina o nível de ruído aceitável para cada situação. Algumas normas técnicas como as NBR 10151
Acústica que fazem a avaliação de ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade e verifica os Níveis de Pressão Sonora em Ambientes Internos a Edificações. Por isso todas são usadas no caso de Isolamento Acústico Industrial e nossa empresa é especializada nesse tipo de isolamento.

RESOLUÇÃO CONAMA Nº 1, de 08 De março De 1990

Esta resolução emfim estabelece normas a serem obedecidas, no interesse da saúde, para emissão de ruídos em decorrência de quaisquer atividades.

RESOLUÇÃO CONAMA Nº 2, de 08 De março De 1990

Enquanto isso esta resolução institui, em caráter nacional, o Programa Silêncio, visando controlar o ruído excessivo que possa interferir na saúde e bem-estar da população.

ABNT NBR 10.151:2000

De acordo com esta ABNT, se estabelece as condições exigíveis para avaliação da aceitabilidade do ruído em comunidades. Neste sentido,  independentemente da existência de reclamações, além de especificar um método para a medição de ruído, com aplicação de correções nos níveis medidos.

ABNT NBR 10.152

Como resultado esta ABNT dispõe sobre os níveis de ruído compatíveis com o conforto acústico e estabelece os procedimentos para a medição do ruído.

ABNT NBR 6.401

Esta norma estabelece, além dos parâmetros básicos de projeto para instalação de centrais de ar condicionado, ou seja, os níveis de ruído para conforto.

NR 15, Decreto Lei Nº 3.214 De 1.978

Atualmente esta norma estabelece os níveis máximos de exposição ao ruído aos quais trabalhadores devem ser expostos em indústrias e outros segmentos.

Já o Laudo acústico é um documento feito por um profissional com especialidade na área de acústica. Ocasionalmente esta profissional emite um parecer técnico que comprova e declara que o estabelecimento esta em conformidade. Isto é que atende às leis quanto aos parâmetros de incomodidade relativos à emissão de ruído e também referente ao material utilizado na obra. Serve para comprovar que o estabelecimento atende às leis. De acordo com os parâmetros de incomodidade referentes a emissão de ruído e também comprova que a utilização dos materiais é eficiente.

A falta deste documento impede a liberação da licença de funcionamento. E não raro, implica em multa e até fechamento do estabelecimento caso este já esteja funcionando. Por isso é indicado que o cliente solicite o laudo da empresa contratada para não haver implicações no futuro.

A Tratamento Acústico é habilitada para medir, avaliar e emitir laudos acústicos. Em outras palavras, todos os laudos necessários para que todo tipo de estabelecimento, empresa ou instituição esteja adequada às normas e leis relativas às emissões sonoras.

Para saber mais sobre medição acustica
e laudo acústico.

ntre em contato pelo telefone (11) 3685-1781 ou clique aqui e entre em contato por e-mail. Contamos com uma equipe especializada que assim dará todas as informações necessárias sobre o produto.
Se gostou destas informações nos acompanhe pelo Facebook
e acesse nossa pagina.

Peça um Orçamento

Se preferir, entre em contato pelo telefone:
Contamos com uma equipe especialista que dará todas as informações necessárias sobre o produto e tirará todas as suas dúvidas. Se gostou destas informações nos acompanhe pelo Facebook e acesse nossa pagina.