A princípio as medições e laudos acústicos, são uma série de procedimentos realizados para determinar o nível de sons emitidos de um lugar para definir as ações para isolar o barulho.  Só para exemplificar a acústica das máquinas, por exemplo, envolve procedimentos como observação dos níveis de potência sonora. Além da medição do nível de intensidade sonora e de ruído no local. Através dessa medição e laudo podemos calcular o tipo de material a ser usado em cada fonte de ruído para o perfeito Isolamento acústico industrial.

A Legislação Brasileira determina o nível de ruído aceitável para cada situação. Algumas normas técnicas como as NBR 10151
Acústica que fazem a avaliação de ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade e verifica os Níveis de Pressão Sonora em Ambientes Internos a Edificações. Por isso todas são usadas no caso de Isolamento Acústico Industrial e nossa empresa é especializada nesse tipo de isolamento.

Medições e Laudos Acústicos

O Laudo acústico é feito por um profissional com especialidade na área de acústica. Este profissional emite um parecer técnico que comprova e declara que o estabelecimento atende às leis quanto aos parâmetros de incomodidade relativos à emissão de ruído.

Temos no Brasil desde 1994 a lei 11.501, mais conhecida como lei do ruído. Esta lei proíbe a emissão de ruídos, produzidos por quaisquer meios ou de quaisquer espécies. Desde que, com níveis superiores aos determinados pela legislação – Federal, Estadual ou Municipal, vigindo a mais restritiva,  conforme artigo 2º.

Em virtude desta lei com todos os seus adendos, é necessário o laudo acústico que trata do controle e fiscalização de atividades que possam incomodar os vizinhos, como bares, lanchonetes, templos e igrejas.  Assim sendo, caso a medição e laudos acústicos não estejam em dia, podem ocorrer multas, ou até mesmo fechamento do estabelecimento.

Em São Paulo devido aos inúmeros locais que geram poluição sonora, foi criado em 1994 o PROGRAMA SILÊNCIO URBANO ( PSIU). A finalidade é de coibir a emissão excessiva de ruídos em qualquer atividade comercial, em ambiente fechado que possa causar incomodo da população.

Saiba mais sobre as normas:

  • NBR 10151 – procedimento para medição e avaliação de níveis de pressão sonora em ambientes externos às edificações, em áreas destinadas à ocupação humana, em função da finalidade de uso e ocupação do solo;
  • NBR 10152 – esta Norma fixa os níveis de ruído compatíveis com o conforto acústico em ambientes diversos;
  • NBR 15575 – ensaios de impacto e de ruído aereo entre as lajes, ensaios de fachadas e ensaios de paredes.

Peça um Orçamento

Se preferir, entre em contato pelo telefone:

Contamos com uma equipe especialista que dará todas as informações necessárias sobre o produto e tirará todas as suas dúvidas.
Se gostou destas informações nos acompanhe pelo Facebook e acesse nossa pagina.

Em suma, as medições e laudos acústicos trazem uma série de vantagens. Só para ilustrar, o ambiente de trabalho fica mais saudável para todos, além de não atrapalhar a vizinhança já que serão utilizados processos que diminuirão os ruídos. Além do que a medição e laudos acústicos eventualmente diminuirão o risco de responsabilidade civil, decorrentes de ações movidas com base nas regras e normas sobre ruídos.

A Tratamento Acústico é especializada em fazer medições e laudos acústicos. Contamos com uma equipe treinada, e em virtude disso, pode realizar as ações necessárias para determinação de ruídos, emissão de relatórios e a busca de soluções para reduzir os sons. Além disso, também contará com equipamentos de última geração, capazes de realizar avaliações detalhadas.